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Qual o melhor método de alfabetização?

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De acordo com as evidências científicas o melhor método de alfabetização é o  fônico sintético.

O método fônico de alfabetização tem como objetivo a preparação do aluno para a aquisição do PRINCÍPIO ALFABÉTICO, o que o tornará apto para a DECODIFICAÇÃO (leitura) e CODIFICAÇÃO (escrita) num sistema alfabético de escrita como é o nosso.

A principal habilidade desenvolvida no MÉTODO FÔNICO é a CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA, que acontece quando o aluno percebe que as palavras são formadas por pequenas unidades sonoras (fonemas) que são representadas na escrita por letras (grafemas). O melhor meio de se avaliar a CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA de um leitor é medindo a capacidade de manipulação dos fonemas dentro das palavras.

Para que uma pessoa vá da condição de decodificador para a de um leitor eficiente, que compreende o que lê, é preciso que tenha automatizado o processo de decodificação, para que o cérebro possa se ocupar de forma mais abrangente do processo de compreensão.

A automatização da decodificação só acontece quando a CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA já foi internalizada, e o PRINCÍPIO ALFABÉTICO adquirido, sendo que para desenvolver esses dois processos principais é necessário o domínio de algumas habilidades específicas, tais como:

    • Conhecimento dos fonemas da língua estudada
    • Conhecimento das letras e respectivos nomes
    • Relação grafo-fonêmica
  • Capacidade de análise e síntese de fonemas
  • Manipulação de fonemas

Essas habilidades devem ser ensinadas pelo professor de forma explícita e direta, através de atividades sistematizadas, com objetivos claros, do mais simples para o mais complexo, passando por revisões e avaliações para verificar o grau de retenção do conteúdo e possibilidade de progressão do aluno.

Cabe ao professor criar atividades lúdicas e criativas para motivar os alunos a praticarem as habilidades necessárias para se tornarem bons leitores.

Por outro lado, as ideias que fundamentam as práticas construtivistas, entende que o aluno sendo exposto a texto em geral de seu interesse, vai, espontaneamente relacionando, com base no contexto, a forma da palavra com o seu significado, portanto, lê palavras inteiras e não “pedaços das palavras”, seguindo MÉTODO GLOBAL de alfabetização.

Esse método é amplamente defendido na maioria das escolas do Brasil apesar das evidências científicas, estudos da neurociência e psicologia cognitiva já terem demonstrado sua ineficácia.

Podemos dizer, sucintamente, que na aplicação do MÉTODO GLOBAL o professor apresenta textos, do interesse do aluno, mostra figuras e a respectiva grafia. O aluno acaba decorando uma porção de palavras e sobrecarregando uma boa parte do seu cérebro que deveria estar livre para o processo de compreensão. Sem falar que ao surgir uma nova palavra o aluno não terá instrumentos para decodifica-la corretamente.

Na aplicação do MÉTODO GLOBAL, seguindo os preceitos construtivistas, o professor proporciona uma vivência aos alunos que, espontaneamente, de acordo com seus interesses, ritmo e demanda, vão construindo o conhecimento a partir da interação com os colegas e com o ambiente. Não cabe ao professor transmitir dado conhecimento, mas apenar criar condições para que o aluno construa por si seu conhecimento.

Quanto ao aluno, espera-se que ele construa seu conhecimento de forma espontânea, através do contato com o texto em geral, sem passar por atividades para treinamento de habilidades específicas.

Deste modo, ainda que por uma breve análise do MÉTODO FÔNICO e dos pressupostos construtivista sobre alfabetização corroborando o MÉTODO GLOBAL, fica evidente que os instrumentos usados nas práticas pedagógicas apoiadas nas ideias construtivistas são incompatíveis com os instrumentos pedagógicos necessários para uma adequada aplicação do MÉTODO FÔNICO, daí a incompatibilidade entre o MÉTODO FÔNICO e as práticas construtivistas.

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Obrigada pela leitura!


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