Este site foi criado com o objetivo de divulgar o método fônico sintético de alfabetização.

Há mais de 20 anos, países como EUA, Finlândia, Austrália, Portugal e França adotam este método, de forma prioritária, na alfabetização de suas crianças. 

Infelizmente, ao longo de décadas, o Brasil vem ignorando as evidências científicas sobre como se dá o processo de aprendizagem da leitura, orientando a alfabetização por métodos que já foram comprovados como ineficazes pelas Ciências Cognitivas da Leitura.  

Os resultados do desempenho de alunos dos países membros da OCDE mostra claramente os países que estão na direção certa, obtendo ótimos resultados no PISA, e países que precisam redirecionar os rumos da educação oferecida a seus alunos, como é o caso do Brasil, haja vista o péssimo desempenho que nossas crianças alcançaram no mencionado teste.

Através do ALFAFÔNICO pretendemos contribuir para redirecionar os rumos de nossa educação a partir da reestruturação dos métodos e práticas no processo de alfabetização de nossas crianças. 

Aqui você encontra conhecimentos teóricos e práticos sobre o método fônico, além de acompanhar o desenvolvimento da Política Nacional de Alfabetização, instituída pelo Decreto 9765/2019.

Também disponibilizaremos artigos sobre desenvolvimento infantil, espiritualidade, maternidade consciente e práticas em educação infantil baseadas em evidências. 

Não caminhe fora dos trilhos do desenvolvimento científico.

Ensine a ler pelo melhor método de alfabetização: o método fônico sintético. 

Se inscreva AGORA no site. Nos siga nas redes sociais:

Seja você também um agente de transformação da educação no Brasil.